Depoimentos

FIZ O CONCURSO, ACERTEI 17 DAS 20 QUESTÕES QUE COMPUNHAM A PROVA DE PORTUGUÊS E FUI PRESENTEADO COM O 1º LUGAR,  NO PRIMEIRO CONCURSO QUE EU FIZ NA VIDA. (Paulo - Areado-MG)

Clique para seguir, comentar e compartilhar.

 

 

Desafio

1. Qual o erro de concordância na frase a seguir: Não é de se crer que todos os produtos com alta tecnologia cheguem a se banalizar, já que a banalidade está nas circunstâncias em que se venham a utilizá-los.

2. Pontue adequadamente o trecho a seguir.

Penduradas à direita e à esquerda fantasias de todos os tipos  de um lado cavaleiros escudeiros camponeses caçadores sábios orientais bufões do outro damas da corte donzelas camponesas camareiras rainhas da noite. (Arthur Schnitzler, Breve romance do sonho, p. 42)

3. Que significa a expressão "subir a mostarda ao nariz"?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Respostas:

1. O erro consiste em "venham" no plural. Sendo o sujeito indeterminado, o verbo deveria ficara na terceira do singular (venha).

2. Penduradas à direita e à esquerda, fantasias de todos os tipos: de um lado, cavaleiros, escudeiros, camponeses, caçadores, sábios, orientais, bufões; do outro, damas da corte, donzelas, camponesas, camareiras, rainhas da noite.

3. Irritar-se, fazer alguém perder a paciência.

Mais de Ernani Terra
Parceiros

Copyright © Ernani Terra / Criação de Sites: Brasil na Web