A Uber, o uber

Tempo de leitura: 2 minutos

Uber é uma palavra relativamente nova, mas já faz parte do vocabulário de muitos brasileiros. Essa palavra já gerou até filhotes, isto é, palavras que derivaram delas, como uberização, uberista e uberizar.

A pergunta que me fizeram e que pretendo responder no artigo é: em português, trata-se de palavra masculina ou feminina?

Primeiro, temos de fazer uma separação. Há o substantivo próprio Uber, por isso grafado com letra inicial maiúscula. Trata-se do nome de uma empresa multinacional americana de tecnologia, a Uber Technologies Inc. que presta serviços de transportes urbanos por meio de um aplicativo. Grosso modo, essa nova forma de transporte urbano é uma variedade dos tradicionais táxis. O nome da empresa é palavra feminina (a Uber). Isso consta no próprio site da empresa como se vê no trecho que segue:

A liderança da Uber

 Estamos construindo uma cultura dentro da Uber que enfatiza o que é certo, sem exceção, para usuários, motoristas parceiros e funcionários.

Os usuários desse serviço, na falta de uma nome que já existisse (não se trata de um táxi, portanto não dá para chamá-lo de táxi), passaram a usar o nome da empresa para designar o serviço que ela presta. O nome próprio (Uber) passou a ser usado como comum (uber), por isso grafado com inicial minúscula.

Isso constitui uma figura de linguagem chamada metonímia. O veículo que faz o transporte passou a ser chamado pelo nome da empresa. Essa transposição de significado foi possível porque há entre os dois conceitos uma relação de contiguidade, de contágio. A metonímia se faz sempre com base numa relação de contiguidade entre os conceitos. Quando a mudança de significado se faz por uma relação de semelhança entre os conceitos, a figura recebe o nome de metáfora. Na transposição de significado, o uso que se consagrou foi o masculino: vou pegar um uber, o motorista do uber demorou para chegar.

Como uber, são comuns em português os casos de metonímia em que o nome próprio designa o comum, ou que a marca designa o produto, por exemplo, cotonete, maisena, bombril, xerox…  

Nosso novo livro Língua portuguesa: desenvolvendo competências de leitura e escrita já pode ser adquirido na Amazon, clicando no link abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.