Adjetivo

Tempo de leitura: 8 minutos

Recebi algumas mensagens que pediam que eu tratasse de pontos da gramática que muitas vezes são deixados de lado nos livros escolares. Antes de mais nada, esclareço que na elaboração de um livro didático o autor ou autores seleciona itens do conteúdo que serão estudados, deixando outros de lado. Ocorre que, na prática, os itens de um conteúdo trabalhado são quase sempre os mesmos nas variadas obras.

Neste artigo, a partir de um item gramatical trabalhado em diversos anos no percurso escolar, o adjetivo, apresento algumas opções para um trabalho com essa categoria gramatical.

Começo dizendo que o adjetivo é essencial na construção de textos e, ao contrário do que muita gente imagina, essa classe de palavra não se restringe a sequências descritivas e também não se trata de um enfeite, uma palavra que se usa para dar brilho ao substantivo. Pelo contrário, nos textos das mais variadas esferas discursivas, o adjetivo cumpre papel relevante, aparecendo também em textos argumentativos e expositivos. Por meio de adjetivos, se expressam avaliações positivas ou negativas. Nesse caso, o adjetivo não apenas revela a posição do enunciador em relação àquilo que enuncia, como também é importante elemento de persuasão.

Por outro lado, um adjetivo mau empregado pode comprometer o texto. Vicente Huidobro (1893 – 1948) tem uma frase que diz muito do papel do adjetivo. Diz o poeta chileno “O adjetivo, quando não dá vida, mata”.

Isso posto, o que se deve destacar é o emprego do adjetivo na construção dos textos. Sem a pretensão de esgotar o assunto, destaco alguns aspectos que considero relevantes sobre adjetivos.

POSIÇÃO DO ADJETIVO

Na frase, o adjetivo pode estar depois do substantivo ou antes dele. A posição mais comum e mais neutra é à direita do substantivo. Colocado à esquerda, o adjetivo assume caráter subjetivo, portanto a posição que o adjetivo ocupa em relação ao substantivo (à direita ou a esquerda) interfere no modo como o substantivo é caracterizado, acarretando mudança de sentido.

Isso significa que, embora o adjetivo possa aparecer depois ou antes do substantivo, a escolha da posição que ele ocupará não é absolutamente livre, na medida em que está ligada aos efeitos de sentido que se pretendem produzir. Compare os pares abaixo.

amigo velho / velho amigo

homem grande  / grande homem

Quando o adjetivo está posposto ao substantivo a caracterização é mais objetiva, tem valor descritivo. Um amigo velho é um amigo idoso, um amigo de idade avançada. Com a anteposição do adjetivo, tem-se um caráter mais subjetivo, a caracterização é afetiva. Assim, um velho amigo é um amigo de algum tempo e pode não necessariamente ter idade avançada.

Em homem grande, a caracterização é objetiva, refere-se ao aspecto físico, ao tamanho do ser representando pelo substantivo (valor descritivo). Em grande homem, a caracterização é subjetiva, apresenta uma caracterização que diz respeito a aspectos morais, ao caráter (valor afetivo). Em outros termos e resumindo: o adjetivo posposto ao substantivo tem valor denotativo (objetivo, descritivo); anteposto ao substantivo, tem valor conotativo (subjetivo, afetivo).

O fato de o adjetivo anteposto ter valor diferente do adjetivo posposto permite que se criem expressões em que adjetivos de sentidos opostos estejam se referindo a um mesmo substantivo sem que haja contradição alguma, como em Pobre menina rica, título de um musical de Vinícius de Moraes e Carlos Lyra, ou Pequeno grande homem, título de uma filme de Arthur Penn.  

Em Pobre menina rica e Pequeno grande homem, temos, do ponto de vista, sintático o seguinte: em pequeno grande homem, o adjetivo grande caracteriza o substantivo homem e o adjetivo pequeno não caracteriza homem, mas a expressão grande homem: pequeno [grande homem]. Em pobre menina rica, rica caracteriza menina e pobre caracteriza menina rica: pobre [menina rica]

QUALIFICAÇÃO DE PREDICAÇÃO

O adjetivo se refere a um substantivo. A relação que mantém com o substantivo pode ser de qualificação ou de predicação. Explico melhor.

O adjetivo pode estar diretamente ligado a ele, isto é, sem mediação de verbo, como em aluna simpática, dia agradável. Nesse caso, diz-se que ocorre relação de qualificação.

Quando entre o adjetivo e o substantivo houver mediação de verbo, diz-se que ocorre relação de predicação, como em: A aluna é simpática e O dia está agradável.

Quando em relação de qualificação, isto é, sem que mediação de verbo, os adjetivos exercem função de adjunto adnominal: Escreveu sobre uma folha branca; A infeliz Desdêmona morreu.

Quando em relação de predicação, isto é, com mediação de verbo, exerce a função sintática de predicativo (do sujeito ou do objeto) e será núcleo do predicado: A folha era branca. (predicativo do sujeito); Desdêmona morreu infeliz. (predicativo do sujeito); Todos consideravam Desdêmona infeliz. (predicativo do objeto); Todos acharam absurda aquela declaração. (predicativo do objeto).

ADJETIVO SE REFERINDO A ORAÇÃO

O adjetivo pode estar se referindo não a um nome determinado, mas a uma oração com função de substantivo. Nesse caso, o adjetivo está em função predicativa e não varia, como se vê nos exemplos que seguem.

Não é nada confortável ocupar o assento do meio nos aviões.

Ficar horas numa fila para ser atendido é irritante.

ADJETIVOS COMO ADVÉRBIOS

Em muitos casos, os adjetivos são empregados como advérbios como em Choveu forte em São Paulo, Fale baixo para não perturbar os outros, Acho que ele escreve muito difícil.

Nessas frases, forte, baixo e difícil não se referem a substantivos, mas a verbos: chover falar e escrever, respectivamente, indicando modo.

ADJETIVOS DEPENDENTES DE COMPLEMENTO

Certos adjetivos têm de ter seu sentido completado por expressões nominais introduzidas por preposição. Nesses casos, há entre o adjetivo e a expressão que lhe completa o sentido uma relação de subordinação, isto é, de dependência. Isso é tratado normalmente nas gramáticas sob a rubrica regência nominal. Observe exemplos de adjetivos subordinantes de expressões nominais. Essas expressões subordinadas a adjetivos para lhes completar o sentido exercem a função sintática de complemento nominal. Observe exemplos.

Orgulhoso de seu trabalho.

Contente com o resultado.

Apto para o trabalho

Nocivo à saúde

Desejoso de notícias.

ORAÇÃO COM FUNÇÃO ADJETIVAL

A função de adjtivo pode ser feita não por uma palavra (um adjetivo) ou por uma locução adjetiva (preposição + substantivo), mas por uma oração que, por realizar a função de adjetivo, será chamada de oração subordinada adjetiva como se observa no exemplos abaixo.

A pizza que não engorda

O site onde se vende de tudo

Uma bebida que desce suave.

RESTRIÇÃO E EXPLICAÇÃO

O adjetivo pode evidenciar característica inerente ao ser denotado pelo substantivo, ou seja, característica que é própria do ser representado pelo substantivo, como em fogo quente e homem mortal. Os adjetivos quente e mortal se aplicam a todos os seres da espécie fogo e homem, respectivamente. Todo fogo é quente e todo homem é mortal. Esse tipo de adjetivo é chamado de explicativo. 

Quando adjetivo evidenciar característica que não é inerente ao ser denotado pelo  característica, tem-se um adjetivo restritivo. Nesse caso, especificam o substantivo limitando a extensão de seu significado, como em fogo baixo e homem magro. Os adjetivos baixo e magro restringem fogo e homem, respectivamente, limitando a extensão de seu significando. Há fogos que não são baixos e homens que não são magros.

A distinção entre adjetivo explicativo e restritivo é particularmente útil ao estudo das orações subordinadas adjetivas que, como se sabe, se classificam em restritivas e explicativas.

A distinção entre orações adjetivas restritivas e explicativas tem também relevância quanto ao emprego da vírgula, já que as explicativas devem ser separadas por vírgula(s).

Esses são alguns pontos (existem muitos outros, é claro) que devem ser tratados quando se estuda a classe dos adjetivos. Esses pontos são muito mais relevantes do que se decorar uma lista de locuções adjetivas e o adjetivo correspondente ( de marfim = ebúrneo); lista de adjetivos pátrios (Mônaco = monegasco), lista de superlativos eruditos ( sábio = sapientíssimo) e outras coisas nesse sentido.

Os dois primeiros módulos de nossa Gramática para Concursos e Exames já estão disponíveis exclusivamente na Amazon. Mais informações no link abaixo.

4 Comentários


  1. Como tudo que o grande mestre Ernani Terra enfoca, os dados sobre adjetivos são de grande importância na construção de qualquer texto seja descritivo, narrativo, dissertativo de qualquer espécie. Tal classe imprime vida ao texto,é sinal indicador de situações e de personagens, cremos nós. o efeito semântico e sintático da referida classe muito explanada pelo grande mestre, não nos deixa dúvida sobre sua importância.

    Responder

    1. Olá Celeste, muito grato por frequentar esse espaço e pelo seu comentário. Volte sempre que quiser para sugestões, críticas, observações…
      Aproveito pra desejar a você e à sua família um feliz 2021.
      Um abraço.
      Ernani.

      Responder

  2. Entendo o adjetivo como uma das mais ricas classes de palavras.
    Lamento o fato de os nossos estudantes não disporem, em sua maioria, de um ensino de Língua Portuguesa que os os leve a não apenas identificá-lo, mas a entender o seu significado real nos sintagmas que construímos em nossa tão extraordinária língua materna.
    Obrigado por alargar os meus conhecimentos
    Jota Alves

    Responder

    1. Quem agradece o comentário sou eu. Fique à vontade para participar do bloque com comentários e observações. Forte abraço.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.