FUMÓDROMO

Tempo de leitura: 4 minutos

Sufixos são elementos mórficos que se apõem a uma base (um radical ou uma tema) formando uma palavra nova, chamada derivada.

As palavras formadas por derivação sufixal não pertencem necessariamente à mesma classe gramatical da palavra primitivas. De substantivos derivamos substantivos (boiboiada, jornaljornalista) e verbos (análiseanalisar, florflorescer). De adjetivos, formamos substantivos abstratos (insensatoinsensatez; belobeleza) e verbos (atualatualizar, amenoamenizar). De verbos, formamos substantivos (formarformação, coroarcoroação)

Sufixos são morfemas, o que significa que são elementos mínimos providos de significação. Assim, o sufixo -oso, indica estado pleno, abundância (cheiroso, bondoso); o sufixo -ite indica inflamação (apendicite, gengivite).

No português brasileiro, há o sufixo -douro (no português europeu, manifesta-se sob o alomorfe -doiro) formador de substantivos concretos a partir de verbos. Esse sufixo indica o local onde se passa a noção expressa pelo verbo, como se pode observar em palavras como:

  • abatedouro: local onde se abate;
  • ancoradouro: local onde se ancora;
  • babadouro: local onde se baba;
  • bebedouro: local onde se bebe;
  • comedouro: local onde se come;
  • criadouro: local onde se cria;
  • embarcadouro: local onde se embarca;
  • escoadouro: lugar por onde se escoa;
  • respiradouro: local por onde se respira.

Já existia na língua a palavra fumadouro (lugar onde se fuma), registrada no Vocabulário ortográfico da língua portuguesa (Volp) e nos dicionários mais prestigiados da língua portuguesa, que dão a ela o sentido de ‘lugar próprio para fumar’ (dicionário da Porto Editora); ‘lugar próprio ou reservado para fumar’ (Houaiss); ‘lugar onde se fuma’ (Aurélio); ‘lugar em que se fuma’ (Caldas Aulete).

Com o cerco que se promoveu aos fumantes com a proibição de fumar em diversos lugares, criaram-se espaços destinados especialmente para a prática da ação de fumar cigarros. Embora já existisse em português a palavra fumadouro, esses espaços passaram a ser chamados de fumódromos. A criação de palavra nova, nesse caso, deve ter ocorrido pelo desconhecimento por parte dos falantes de que já existia na língua a palavra fumadouro.

E como se criou a palavra fumódromo? Evidentemente, pela junção de duas bases: fum- (de fumar) à qual se acrescentou o elemento grego -dromo, cujo sentido é “correr”. Esse morfema pode ser observado em palavras como:

  • autódromo: local destinado a corridas de automóveis;
  • cinódromo: local destinado a corridas de cães;
  • hipódromo: local destinado a corridas de cavalos;
  • kartódromo: local destinado a corridas de karts.

Acrescento que o morfema -dromo aparece também na palavra palíndromo, aquilo que corre ao contrário. Há palíndromo quando uma palavra ou frase pode ser lida, indiferentemente, da esquerda para direita ou da direita para a esquerda como “Roma me tem amor” e “Socorram-me subi no ônibus em Marrocos”. O morfema dromo- aparece ainda na palavra dromedário, animal que corre. Em grego, dromas kamelos é camelo corredor.

Note que, ao se criar a palavra fumódromo, empregou-se um morfema que designa ‘correr’, ‘corrida’ (-dromo), onde se deveria empregar um morfema que indicasse local onde se passa a noção expressa pelo verbo (-douro). Lembro que, teoricamente, a palavra nem precisaria ser criada porque já existia fumadouro em português. Como explicar a junção do morfema -dromo à base fum-, gerando fumódromo?

A explicação deve ser encontrada na analogia com a palavra sambódromo, criada na década de 1980 pelo então vice-governador do Rio de Janeiro, Darcy Ribeiro, para designar uma construção projetada pelo arquiteto Oscar Neimeyer destinada a desfiles de escolas de samba.

A palavra sambódromo não só foi bem aceita como passou a servir de modelo para formação de outras, como camelódromo, espaço destinado a atividades dos comerciantes conhecidos como camelôs, e, é claro, fumódromo.

O morfema -dromo se generalizou e passou também a significar ‘lugar onde há”. A escolha desse morfema no lugar de -douro confere um sentido de novidade à palavra recém-criada. Podem ter certeza de que palavras novas serão criadas em português pelo acréscimo do morfema -dromo para indicar lugar, conferindo a elas um tom pitoresco.

Os dois primeiros módulos de nossa Gramática para Concursos e Exames já estão disponíveis exclusivamente na Amazon. Para mais informações, clique no link abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.