Minicurso no Simelp 2019

Tempo de leitura: 2 minutos

No VII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (VII Simelp), a ser realizado em Porto de Galinhas (PE), entre os dias 20 a 24 de agosto, estarei dando o Minicurso O conto na sala de aula: aspectos teóricos e metodológicos. As inscrições pode ser feitas pelo site do Simelp. Para acessar, o site do Simelp e fazer sua inscrição, clique no aqui.

Aos interessados, apresento o resumo do Minicurso.

RESUMO: O objetivo deste Minicurso é apresentar não apenas uma teoria do gênero conto, mas também procedimentos metodológicos para trabalhos com a narrativa breve em sala de aula, por isso é destinado preferencialmente a docentes, em especial àqueles que atuam na área de práticas de leitura e escrita. Escolheu-se o conto como gênero a ser estudado por dois motivos:

1. dado seu caráter de narrativa breve, é possível o trabalho com textos em sua integralidade; 2. os conceitos estudados no conto podem ser transpostos a gêneros narrativos de maior extensão, como o romance, a novela e, até mesmo, a textos sincréticos, como as novelas gráficas. O embasamento teórico recairá fundamentalmente na semiótica discursiva, na teoria da enunciação e nos estudos de narratologia.

O Minicurso está organizado em dois blocos. No primeiro, será exposta uma teoria do conto; no segundo, de caráter mais pragmático, proceder-se-á a leitura e análise de textos à luz da teoria estudada. No primeiro bloco será apresentada uma breve introdução à teoria do gênero narrativo e serão estudados os elementos constitutivos do conto: ação, narrador, personagem, tempo e espaço. Quanto à ação, serão estudados os conceitos de narratividade, diegese e enredo. Ao tratar do narrador, será abordada a perspectiva em que ele se coloca (focalização). Personagem, tempo
e espaço serão abordados sob a perspectiva dos estudos da enunciação. No segundo bloco, cada elemento constituinte do conto será discutido e estudado em contos de autores nacionais e estrangeiros, de épocas e estilos diferentes.

SUGESTÕES DE LEITURA:
TERRA, Ernani.; PACHECO, Jessyca. O conto na sala de aula. Curitiba. InterSaberes, 2017.
GOTLIB, Nádia Battella. Teoria do conto. 11ª. ed. São Paulo: Ática, 2006.
CORTÁZAR, Julio. Alguns aspectos do conto. In: CORTÁZAR, Julio. Valise de Cronópio. Tradução de Davi Arrigucci Júnior e João Alexandre Barbosa. 2ª. ed. São Paulo: Perspectiva, 2011, p. 147-163.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *