Pena de talião

Tempo de leitura: 1 minuto

Vejo com frequência pessoas grafarem Talião (lei / pena de talião) com letra inicial maiúscula. Até meu corretor automático troca talião por Talião.

Tenho a impressão, embora não esteja totalmente convencido disso, de que essas pessoas imaginam que talião seja nome de uma pessoa e que essa pessoa tenha algo a ver com a referida pena / lei, como ocorre em Lei Rouanet, Lei Maria da Penha, Lei Carolina Dieckmann, Lei Pelé, ou ainda, que um ser humano de nome Talião, em algum lugar e num tempo qualquer, tenha sido homenageado ou feito uso dessa “lei”, que, na verdade, não é uma lei, mas uma pena imposta a alguém.

Talião é nome comum, termo jurídico atestado desde as Doze Tábuas, que está na origem do Direito Romano. A pena de talião consiste no ato de infringir a outrem dano igual, popularmente é o que designamos por pagar com a mesma moeda ou olho por olho, dente por dente. Se é substantivo comum, deve ser grafado com inicial minúscula, a menos que venha em início de frase.

Na origem latina da palavra talião (do latim talĭo,ōnis) está a palavra latina talis, que significa ‘tal’, ‘igual’, ‘semelhante’. A palavra talião também está no verbo reTALIar, proveniente do latim retalĭo,as,āvi,ātum,āre, cujo sentido é ‘castigar com a pena de talião” e no substantivo reTALIação, que designa o ato ou o efeito de retaliar.

Os dois primeiros módulos de nossa Gramática para Concursos e Exames já estão disponíveis exclusivamente na Amazon. Clique no link abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.